skip to Main Content
Área de utilizador

Estenose Aórtica Pode Ser Fatal e Afeta Um Em Cada 15 Idosos

Cerca de um em cada 15 portugueses com mais de 80 anos padece de doença grave da válvula aórtica, uma das doenças cardíacas mais comuns na população portuguesa idosa.

“O primeiro estudo português sobre esta doença indicou-nos que cerca de 82 por cento das pessoas com mais de 70 anos nunca tinha ouvido falar de estenose aórtica, nem de como esta se manifesta. Desta forma, torna-se imprescindível promover um maior conhecimento sobre a doença junto da população, contribuindo para o reforço do reconhecimento dos seus sintomas (cansaço, dor no peito, desmaios) e importância do diagnóstico precoce”, alerta o médico Rui Campante Teles, coordenador da campanha “Corações de Amanhã”.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promoveu hoje o primeiro encontro sobre estenose aórtica, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso e da campanha “Corações de Amanhã”, pelas 10 horas, na Biblioteca Nacional de Portugal.

A estenose valvular aórtica (ou aperto da válvula aórtica) refere-se a uma situação em que a válvula aórtica fica progressivamente mais rígida. Desta forma, a sua abertura plena fica comprometida, criando um obstáculo à saída do sangue do coração para o corpo. Estima-se que a estenose aórtica afeta 1 em cada 15 portugueses acima dos 70 anos.

O médico cardiologista acrescenta: “Com este evento pretendemos, além de sensibilizar as pessoas para a doença, promover a partilha de testemunhos entre doentes, incentivando à interajuda”.

A campanha conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e tem como objetivos aumentar o conhecimento e compreensão sobre estenose aórtica, promovendo o seu diagnóstico e tratamento precoce.

Válvula aórtica torna-se defeituosa

A aorta é a principal artéria do nosso corpo que transporta sangue para fora do coração. Quando o sangue sai do coração flui da válvula aórtica para a artéria aorta. A válvula aórtica tem como função evitar que o sangue bombeado pelo coração não volte para trás.

Na presença de estenose, a válvula aórtica não abre completamente, vai ficando cada vez mais estreita e isso diminui o fluxo sanguíneo do coração. Se não for detetada atempadamente esta doença pode limitar muito a qualidade de vida e até ter um desfecho letal.

Back To Top
Quero ser Sócio