skip to Main Content
Área de utilizador

7 Dias do Coração

Entre os dias 9 e 26 de maio decorreu, em Setúbal, a iniciativa “7 Dias do Coração”, na qual a Sociedade Portuguesa de Cardiologia teve a oportunidade de participar apresentando ao público a sua campanha de literacia em saúde “Coração Capaz.” Esta ação teve como objetivo sensibilizar os cidadãos para o flagelo que as doenças cardiovasculares representam no nosso país, bem como consciencializar para os principais fatores de risco: Tabagismo, Hipertensão Arterial, Hipercolestrolemia, Obesidade e Diabetes.

As pessoas aderiram em massa a esta ação que foi um sucesso, tendo contado com mais de 200 participantes diariamente. A iliteracia em saúde continua a ser, de acordo com a Dra. Quitéria Rato, cardiologista e responsável pela organização deste evento, “uma realidade preocupante em Portugal”. Para combater este cenário, durante os 7 Dias do Coração foram, para além dos rastreios e ações de educação para a saúde ministradas pelos vários profissionais, “desenvolvidos 13 folhetos educativos dirigidos à população. A última versão deste documento poderá ser consultada no portal do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE.”

Para além de inovador, este projeto tem, segundo a Dra. Quitéria Rato, “uma utilidade pública inequívoca, já que constitui um contributo efetivo para a promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares.” Apesar de, nos últimos anos, termos vindo a assistir ao aumento da prevalência de programas promotores de literacia na área da saúde por parte das mais variadas entidades, ainda existe um desconhecimento grande dos cidadãos relativamente a estas doenças. No presente ano, por exemplo, foi realizado um inquérito para testar os conhecimentos dos portugueses acerca da Insuficiência Cardíaca, e os resultados foram esclarecedores: a sociedade civil continua a ter um desconhecimento quase total dos fatores de risco, sintomas e problemas associados a esta doença.

É, por todos os motivos mencionados, imperativo que se repitam iniciativas como a dos 7 Dias do Coração, junto dos cidadãos, uma vez que este modelo de ação permite uma maior interação e, consequentemente, conquista uma maior adesão. Face ao alcance que obteve em 2018, no próximo ano, a iniciativa 7 Dias do Coração contará também com a colaboração do ACES Arrábida.

Back To Top
Quero ser Sócio