skip to Main Content
Área de utilizador

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia dá os parabéns ao Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta pelos seus 50 anos

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia dá os parabéns ao Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta pelos seus 50 anos, dando início à Cardiologia Pediátrica em Portugal. A este propósito, prestamos homenagem à Prof. Dra. Fernanda Sampayo.

A Prof. Dra. Fernanda Sampayo começou o seu trabalho em Cardiologia Pediátrica nos Estados Unidos entre 1959 e 1963, onde obteve os títulos de Pediatria e de Cardiologia Pediátrica. Apesar de já haverem estudos detalhados sobre cardiopatias congénitas em Portugal desde 1951, com os primeiros casos diagnosticados por angiografia pelo Prof. Eduardo Coelho e mais tarde o seu tratamento cirúrgico pelo Prof. Machado Macedo, foi em 24 de outubro de 1969 que se inicia a prática da Cardiologia Pediátrica oficialmente no Hospital de Santa Marta e em Portugal, com a criação de uma consulta semanal especifica, tendo em 1971 sido realizado o primeiro cateterismo cardíaco terapêutico: uma atrioseptostomia de Raskind numa criança com Transposição das Grandes Artérias. Foi necessário percorrer um longo e difícil caminho para organizar a Cardiologia Pediátrica como especialidade no nosso país, tendo os Hospitais Civis de Lisboa sido a primeira entidade a reconhecer a especialidade em 1973. Em 1976, A Prof. Fernanda Sampayo obtém o enquadramento científico pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (de quem foi Vice-Presidente) e pela Sociedade Portuguesa de Pediatria. A especialidade foi formalmente reconhecida pela Ordem dos Médicos em 1984 graças à sua tenacidade e esforço. A Prof. Fernanda Sampayo teve um papel fundamental na formação pré- e pós-graduada em Cardiologia Pediátrica e contribuiu para o desenvolvimento de todos os Centros Nacionais hoje existentes. Saudamos a sua visão e capacidade de introdução no país da prática desta área da Medicina Cardiovascular, de a desenvolver, ajudar a crescer e disseminar.  Hoje o Serviço é dirigido pela Prof. Fátima Pinto, a quem dirigimos os parabéns pelos 50 anos do Serviço, e por manter a excelência na assistência às crianças com cardiopatias congénitas.

Back To Top
Quero ser Sócio