skip to Main Content
Área de utilizador

Ciclo de Cinema  “Do Fundo do Coração”

CINEMATECA PORTUGUESA – 9 a 20 de Dezembro de 2019

Depois da arte primeira – a música – chega a vez da Sétima Arte.

Para assinalar o 70º Aniversário da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (1949 – 2019), a Direcção lançou a ideia de organizar um ciclo de cinema exibindo filmes que abordassem as doenças do coração.

Desde logo nos surgiu a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema como a entidade que privilegiadamente poderia aceitar este nosso desafio. A toda a equipa da Cinemateca Portuguesa e na pessoa do seu Director, Eng. José Manuel Costa, apresentamos o nosso profundo reconhecimento por ter apoiado e desenvolvido o nosso desiderato. Sem isso esta proposta teria sido, não só, muito difícil de concretizar, como seguramente não conseguiria a visibilidade e o significado que a associação à Cinemateca lhe acrescenta.

Apesar da preponderância das doenças cardiovasculares no Mundo Ocidental, a verdade é que a Cardiologia não tem sido a especialidade médica mais representada no cinema. Tal se deve, em parte, talvez, ao limitado impacto visual da semiologia cardíaca, difícil de traduzir em imagens.

Não obstante, foi possível seleccionar um conjunto de 10 filmes, exibidos durante duas semanas de 9 a 20 de Dezembro, onde são retratadas algumas entidades nosológicas da cardiologia, desde a doença coronária nas suas múltiplas vertentes até ao transplante cardíaco, passando pelas doenças valvulares, a insuficiência cardíaca e as cardiopatias congénitas. Fica de fora o capítulo das arritmias, mas a fibrilhação auricular aparentemente nunca mereceu o interesse dos ficcionistas… Alguns dos filmes apresentados tratam-se de primeiras exibições na Cinemateca.

O ciclo não descura o coração como metáfora simbólica, e como tal é representado pelo One From the Heart (Do Fundo do Coração) de Francis Ford Coppola (1981). A obra-prima do Coppola não só empresta o nome para o título do ciclo, como será exibida na sessão de abertura que decorrerá no dia 9 de Dezembro de 2019, às 21h30, na sala da Rua Barata Salgueiro, nº39, Lisboa, em frente à Sociedade Nacional das Belas Artes.

Programa em anexo.

Contamos com a comparência dos associados da Sociedade Portuguesa de Cardiologia na acolhedora sala da Barata Salgueiro (não há lugares marcados) durante este ciclo marcante no posicionamento da SPC como parceira científica e cultural.

Armando Bordalo e Sá

Pedro Matos

Victor Machado Gil

Back To Top
Quero ser Sócio