skip to Main Content
Área de utilizador

Comunicado do Presidente da SPC

Prezado(a)s Sócios da Sociedade Portuguesa de Cardiologia,

É com enorme satisfação que torno público o anúncio da realização do Projecto PORTHOS, um estudo de grande dimensão que terá como principal objetivo avaliar a prevalência real e caraterizar clinicamente a Insuficiência cardíaca em Portugal no presente.

De facto, os dados disponíveis, amplamente citados e que têm constituído a base para ulteriores análises e projeções, provém do seminal estudo EPICA publicado em 2002 e que assenta num survey epidemiológico da prevalência da IC na comunidade em 1998. Mais de vinte anos depois, com diferente enquadramento demográfico, com alterações profundas no tecido social e económico e até diferentes definições da IC, urgia efetuar novo estudo. A SPC dará a estrutura, o enquadramento e a robustez necessária à realização do estudo, e celebrará as parcerias adequadas mobilizando para isso os peritos, os investigadores, os departamentos técnicos adequados.

Este projeto contará com o suporte financeiro da AstraZeneca, sem qualquer influência no desenho, desenvolvimento, análise de dados e respetivas publicações.

O Prof.º Silva Cardoso, Coordenador do GE de Insuficiência Cardíaca, é o Coordenador Nacional projecto e igualmente liderará um Conselho Científico constituído pelas mais destacadas individualidades nacionais nesta área. A coordenação operacional será assegurada por uma Comissão Executiva liderada pela Prof.ª Cristina Gavina e pelo Prof.º Rui Baptista.

Vinte anos depois, voltaremos a fazer história nesta importante área da Medicina Cardiovascular.

Victor M. Gil
Presidente

Back To Top
Quero ser Sócio