skip to Main Content
Área de utilizador

Centro Nacional de Colecção de Dados em Cardiologia

O CNCDC tem como missão promover registos nacionais e estudos de investigação em saúde para reforçar o conhecimento científico e profissional na área cardiovascular e dinamizar a publicação científica de projetos investigação clínica de qualidade.

De forma a atingir os seus objetivos, o CNCDC está a implementar novos recursos de suporte e apoio à investigação clínica da iniciativa do investigador e produção de dados científicos com a missão última de contribuir para a melhoria dos cuidados médicos cardiovasculares em Portugal.

Recentemente, a SPC reforçou os recursos do CNCDC com a contratação de uma gestora de projetos para a investigação clínica, em tempo parcial, a Dra. Ana Pais, com uma experiência reconhecida na área da coordenação de estudos e de ensaios clínicos nacionais e internacionais, irá apoiar os atuais 13 registos nacionais do CNCDC e apoiar o desenvolvimento de novos estudos clínicos da iniciativa do investigador, incluindo suporte na implementação e gestão de projetos, assim como consultadoria na área regulamentar.

Para reforçar este objetivo o CNCDC criou uma comissão científica para a investigação clínica que tem como finalidade dar apoio e criar condições para reforçar e aumentar a realização de investigação na área cardiovascular, orientada para o doente e, simultaneamente, contribuir de forma sustentável para o progresso científico através da valorização da massa crítica nacional e know-how da nossa especialidade.

Aos membros da comissão científica nacional compete:

  • Avaliação de propostas de investigação e inovação;
  • Revisão científica aos projetos submetidos no CNCDC, nomeadamente os ensaios clínicos da iniciativa do Investigador;
  • Apoio ao desenho e desenvolvimento de protocolos
  • Mentorship;
  • Elaboração de documentos na área da investigação clínica.

O convite foi endereçado a um grupo de cardiologistas de reconhecido mérito, que contam no seu CV com experiência, formação e trabalhos na área da investigação clínica, que desde já agradecemos o desafio aceite.
António Barros
António Ferreira
Daniel Caldeira
Francisca Saraiva
Inês Falcão Pires
Manuel de Oliveira Santos
Mário Oliveira
Mário Santos
Patrícia Rodrigues
Pedro Gonçalves Teixeira
Ricardo Fontes de Carvalho
Ricardo Ladeira Lopes
Rogério Teixeira
Rui Guerreiro
Sérgio Bravo Baptista
Sílvia Monteiro

O CNCDC espera assim contribuir para uma melhor organização dos estudos de investigação realizados e para um aumento, quantitativo e qualitativo das atividades de investigação em Cardiologia.

Back To Top
Quero ser Sócio