skip to Main Content
Área de utilizador

Mensagem Dra. Regina Ribeiras sobre Projecto de Solidariedade Social

Caro Sócio,

Como já é do seu conhecimento, o CPC 2021 irá decorrer de 30 de Abril a 2 de Maio.  Estamos a trabalhar para manter o nível de excelência, a que os Congressos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, já nos habituaram. No entanto, queremos ir mais além pelo que idealizamos associar a este CPC 2021 um projecto de solidariedade. Decidimos fazê-lo a favor de uma causa eminentemente cardiológica e que também constitui um flagelo de saúde publica, para alguns países africanos. O nosso projecto de solidariedade é dirigido a um programa local de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento atempados da febre reumática em S.Tomé e Principe (STP). Efectivamente tal como num extenso numero de outros países africanos, em S.Tomé e Principe, a febre reumática permanece associa-se a elevada prevalência de cardiopatia valvular reumática com marcado impacto na morbilidade e mortalidade,  particularmente na população entre os 15 e os 35 anos.

Pretende a comissão organizadora do CPC2021, fornecer suporte logístico e financeiro ao projecto da única cardiologista de STP, que empenhadamente desenhou um programa de prevenção e eliminação da febre reumática. Este programa inclui acções educativas da população e profissionais de saúde, bem como a apropriada utilização de ecocardiografia e o acesso a tratamento antibiótico para prevenção primária e secundária. Muito relevante neste projecto será ainda a criação de um registo nacional de febre reumática e cardiopatia reumática.

Em breve, voltaremos ao vosso contacto com mais detalhes sobre esta acção de solidariedade, mas quisemos desde já, partilhar esta iniciativa, que pensamos possa acrescentar valor à nossa reunião magna anual, o Congresso Português de Cardiologia

 

 

Regina Ribeiras (Presidente do CPC 2021)

Back To Top
Quero ser Sócio