skip to Main Content
Área de utilizador

Advanced Course on Cardiac Intensive Care 3rd edition

Curso de Formação Avançada em Cuidados Intensivos Cardíacos – 3ª Edição

Coordenadora do Curso: Ana Teresa Timóteo

Co-Diretores: Silvia Monteiro, Rui Baptista, Bruno Piçarra, Marisa Silva

A Association for Acute Cardiovascular Care (ACVC), uma associação da European Society of Cardiology, desenvolveu o Core Curriculum para a subespecialidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, com descrição detalhada das várias competências necessárias. As Unidades de Cuidados Intensivos Cardíacos evoluíram das clássicas Unidades Coronárias, sendo vocacionadas para o tratamento do doente cardíaco agudo, e dispondo de tecnologia cada vez mais complexa para diagnóstico e tratamento, não apenas da doença cardíaca, mas também das várias comorbilidades que afetam o prognóstico destes doentes. Por isso, é necessária uma formação especifica nesta área para os profissionais que lidam com estas patologias agudas, que se estende para além da formação de Cardiologista Geral.

Reconhecendo a importância de ensino nesta área em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, através da Academia Cardiovascular, decidiu desenvolver este curso teórico que poderá servir como base para uma futura certificação nesta área, permitindo a preparação de profissionais altamente diferenciados. Será um curso exclusivamente online. Não dispensa, contudo, uma posterior vivência prática para além deste curso, para complementar esta formação segundo os critérios internacionalmente estabelecidos.

Este curso é composto por 12 módulos, cada um com 5-6 apresentações (3 horas por módulo), que estarão disponíveis para visualização durante os 6 meses de duração do curso. Serão também disponibilizadas referências bibliográficas de apoio ao ensino.  Mensalmente, haverá uma sessão com apresentação de casos clínicos, permitindo também colocar questões aos formadores sobre as matérias lecionadas, em formato de videoconferência segundo a sequência dos módulos. Os testes de avaliação de escolha múltipla serão também realizados mensalmente, agregando a matéria apresentada em 2-3 módulos. Para a aprovação final, cada formando deverá ter pelo menos 50% de respostas positivas em cada teste e a classificação final (média dos testes) deverá ser superior a 60%. Para aprovação final, será obrigatória também a participação do formando em pelo menos quatro das sessões de videoconferência.

O curso destina-se a médicos (internos ou especialistas) na área da Cardiologia, com particular interesse em Cuidados Intensivos Cardíacos, podendo também ser aceites outros internos ou especialistas em áreas próximas como a Medicina Interna ou Medicina Intensiva, que queiram aumentar o seu conhecimento nesta área especifica.

Dado o elevado número de candidaturas recebidas para as anteriores edições do curso e dado o número limitado de participantes, decidimos avançar com uma 3ª Edição, que tem início previsto para janeiro de 2022, com duração de 6 meses. As sessões de videoconferência decorrem aos sábados, nas datas assinaladas no programa. Este curso está acreditado pela UEMS com atribuição de créditos formativos oficiais.

Dado o carater interativo das sessões mais práticas, só poderão ser admitidos um total de 30 formandos. As candidaturas decorrerão até 15 de dezembro de 2021, devendo ser enviadas para o e-mail: academia.cardiovascular@spc.pt

As candidaturas devem incluir um CV resumido e carta de motivação, após o que serão selecionados 30 candidatos pela Comissão Coordenadora do curso.

O custo do curso será de 150 euros para sócios e 200 euros para não sócios da SPC, a pagar após aceitação da candidatura.

Não perca a oportunidade de participar neste curso!

Back To Top
Quero ser Sócio