Tech-CMR
Curso de Ressonância Magnética Cardíaca Para Técnicos de Radiologia
Local: SPC Porto, de 22 e 23 setembro 2023
A Ressonância Magnética Cardíaca (RMC) tem evoluído rapidamente ao longo da última década, muito graças ao desenvolvimento de novas sequências que trouxeram melhorias significativas em termos de resolução temporal e espacial que só assim tornaram possível uma mais completa avaliação cardíaca.
Neste momento a RMC é uma técnica de imagem devidamente estabelecida e de reconhecido valor clínico, quer na avaliação morfo-funcional, quer na pesquisa de isquemia e de alterações de cinética segmentar, realce tardio, quantificação de fluxo, bem como no auxílio ao diagnóstico e follow-up de uma variedade de patologias cardíacas tendo particularmente aumentado a sua utilização na interpretação da patologia congénita.
Sendo a Ressonância Magnética (RM) uma área tão vasta, torna-se impossível, numa formação de base com carácter generalista, introduzir conceitos tão específicos.
O curso inclui uma vertente teórica de 1 dia onde serão abordados vários conceitos essenciais de RMC, desde a anatomia e planeamento das aquisições, ás bases físicas das sequências utilizadas, passando pela otimização de parâmetros e finalmente uma abordagem da parte clínica.
O 2º dia distingue-se por uma forte componente prática de “hands-on” em equipamento de RM da Siemens 3T, onde poderão ser consolidados e testados todos os conhecimentos adquiridos na teoria.
Destinatários:
Esse curso teórico-prático é dirigido a Técnicos de Radiologia com conhecimentos básicos de RMC. E surge pela necessidade de aquisição, aprofundamento e consolidação de conhecimentos em RMC.
Avaliação:
No final do curso haverá uma avaliação escrita.
Vagas:
12
Valor Inscrição:
500€
Diretores do Curso:
Nuno Bettencourt, David Monteiro
Candidatura
A candidatura deverá ser enviada para o e-mail academia.cardiovascular@spc.pt, incluindo um CV resumido e carta de recomendação de um medico Cardiologista / Radiologista atestando que o técnico já realiza exames de RM cardíaca.
As candidaturas decorrerão até 28 Julho de 2023.
