Artigo Recomendado do Mês de Maio

Percutaneous coronary intervention in stable angina (ORBITA): a double-blind, randomised controlled trial

Rasha Al-Lamee, David Thompson, Hakim-Moulay Dehbi, Savan Sen, Kare Tang, John Davies, Thomas Keeble, Ichael Mielewczik, Raffi Kaprielian, Igbal S. Malik, Sukhjinder S. Nijier, Ricardo Petraco, Christopher Cook, Yousif Ahmad, James Howard, Christopher Baker, Andrew Sharp, Robert Gerber, Suneel Talwar, Ravi Assomull, Jamil Mayet (Lancet.2018;391:31-40).

O tratamento da doença coronária estável é um dos maiores desafios da Cardiologia moderna.
No artigo recomendado do mês de Maio de 2018 da Revista Portuguesa de Cardiologia temos a possibilidade de discutir o ensaio clínico ORBITA com a sua investigadora principal, a Dra. Rasha Al-Lamee.
O Estudo ORBITA é um dos artigos mais surpreendentes e polémicos dos últimos anos na Medicina Cardiovascular.
Sucintamente, neste estudo os investigadores foram avaliar, em doentes com doença coronária estável e estenose coronária crítica, se a angioplastia coronária melhorava os sintomas e a capacidade de exercício destes doentes. O estudo tem a particularidade de ter sido realizado um «procedimento placebo» no grupo controlo. Os resultados são interessantes porque, ao contrário do esperado, a realização da angioplastia não melhorou significativamente a capacidade de exercício destes doentes.

Assista ao vídeo com a entrevista à Dra. Rasha Al-Lamee onde são discutidas as vantagens, limitações e as implicações clínicas deste importante estudo.