skip to Main Content
Área de utilizador

Participação Activa

SUBMISSÃO DE APRESENTAÇÕES: NORMAS E TEMPLATES

Nos links abaixo pode encontrar as normas de apresentação e o template master para a sua apresentação:

  NORMAS DE APRESENTAÇÃO

  TEMPLATE SLIDES

Regras para a submissão de trabalhos para o CPC 2020

A. Informações importantes

1. O envio de resumos será realizado exclusivamente por via electrónica, através do site www.spc.pt e entrar no microsite do CPC 2020.

2. O sistema será encerrado às 23:59h dos dia 16/12/2019 para as Comunicações Livres e 15 de Janeiro de 2020 para os resumos de Casos Clínicos e apresentações de Casos de Imagem.

3. Desaconselha-se fortemente o envio de resumos nos últimos minutos de forma a evitar que eventual sobrecarga da plataforma de submissões dos resumos possa condicionar o bloqueio do sistema, com prejuízo para os autores.

4. Os resumos serão apreciados anonimamente. Os resumos que mencionem no conteúdo do texto a(s) instituição(ões) de origem, ou qualquer outra forma de identificação, nomeadamente dos seus autores, serão excluídos.

5. Não serão aceites trabalhos que não estejam de acordo com as regras estabelecidas.

6. Para apresentação dos trabalhos aceites, é imprescindível que os primeiros autores dos mesmos estejam inscritos no Congresso.

7. Na impossibilidade de apresentar os trabalhos aceites, os autores deverão comunicar o mais cedo possível, por escrito, ao Presidente do CPC 2020 a retirada do trabalho e o motivo para tal. Os impedimentos de última hora deverão ser comunicados por escrito até às 24h do dia 16 de Fevereiro de 2020. Os trabalhos aceites e não apresentados no Congresso sem justificação, não serão publicados no site do CPC 2020 e aos autores será vedada a submissão de trabalhos ao CPC do ano seguinte.

B. Submissão de trabalhos

1. Os autores devem aceder à plataforma de submissão de trabalhos da SPC através do link http://spc.eventbase.pt/Login.aspx?EventoID=401

2. Depois de efectuarem o login, deverão escolher o evento (neste caso deverão escolher o evento “CPC 2020”.

3. Uma vez dentro do evento escolhido e no separador “Informações dos Autores”, os autores deverão confirmar os dados do 1º autor do trabalho, indicando obrigatoriamente o Local de Trabalho, Especialidade e Categoria Profissional. Deverão também introduzir um Contacto Telefónico.

4. Nesta plataforma, de forma a permitir a uniformização das designações das instituições nos vários resumos, o autor deverá procurar no sistema o seu local de trabalho. Só no caso do mesmo não estar disponível, é que deverá escolher a opção “Novo Local de Trabalho” e indicar o nome da Instituição não listada.

5. Em seguida deverão adicionar os restantes co-autores, introduzindo os dados indicados para cada co-autor. O nome dos autores e o local de trabalho deverão ser preenchidos nos locais indicados. Contudo habilitações literárias, títulos académicos, morada e comentários adicionais deverão ser omitidos. Não serão aceites solicitações de inclusões de autores/co-autores após submissão de trabalhos. Caso tenha mais do que um resumo, o autor deverá inserir os nomes e apelidos dos co-autores sempre da mesma forma.

6. Nos resumos em que tal se aplique, poderá ser colocado no nome do último co-autor a menção de que o trabalho é apresentado também “Em nome de …”. Exemplo: se o trabalho tiver sido efectuado com base no registo de síndromes coronárias agudas da SPC, deverá ser introduzido como último co-autor a seguinte designação: “Em nome dos investigadores do Registo Nacional de Síndromes Coronárias Agudas”. Nestes casos, o campo de e-mail poderá ser o do 1º autor, o campo de “Local de Trabalho” seria “CNCDC – Centro Nacional de Coleção de Dados em Cardiologia”, a “Especialidade” seria “N/A” e a Categoria Profissional seria igualmente “N/A”.

7. No separador “Informações do Abstract”, deverá ser indicado o Título do trabalho. Deverá ser escolhido um título que identifique com clareza o seu conteúdo. Evite abreviaturas no título. As abreviaturas apenas poderão ser utilizadas no texto, após uma utilização da palavra por extenso. O título do trabalho poderá conter no máximo de 100 caracteres (incluíndo espaços).

8. Em seguida deverá ser escolhido o tipo de trabalho a apresentar entre as 3 hipóteses possíveis: Resumo de Comunicação Livre; Resumo de Casos Clínico; Apresentação de Caso de Imagem.

9. No caso de escolher “Resumos de Comunicações Livres” ser-lhe-á pedido que escolha o Tema e Subtema do trabalho.

10. Para todos os trabalhos será igualmente pedida a indicação de, pelo menos, 1 Palavra Chave que melhor caracterize a temática do trabalho submetido.

11. Para os trabalhos dos tipos “Resumo de Comunicação Livre” e “Resumo de Caso Clínico” deverá em seguida ser introduzido o resumo do trabalho. O texto não poderá ultrapassar os 2500 caracteres (incluindo espaços). Por favor assegure-se de que no seu resumo não existem erros científicos, de escrita ou gramática uma vez que serão avaliados exatamente como estão submetidos.

12. No caso de trabalhos do tipo “Apresentação de Caso de Imagem”, não haverá lugar à introdução de texto de resumo, devendo apenas ser efectuado o upload da apresentação segundo as regras indicadas abaixo.

NOTA IMPORTANTE: Tal como ocorreu nos eventos anteriores, será levado novamente a cabo o site “SPC 365”, à semelhança do site ESC 365 da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Tal como no ESC 365, o objectivo do SPC 365 será o de se constituir como um repositório dos conteúdos científicos dos vários eventos promovidos pela SPC e pelas suas Associações, Grupos de Estudo e Núcleos, dispondo dum motor de busca que permita aos utilizadores do site acederem a esse conteúdos ao longo de todo o ano e, deste modo, prolongar a disseminação da ciência apresentada nos eventos da SPC bem para além das datas dos mesmos.

Um dos objectivos será promover a ligação do site SPC 365 ao site ESC 365, de molde a que as buscas efectuadas no SPC 365 possam igualmente permitir aceder aos conteúdos disponibilizados no ESC 365, alargando assim o universo de conteúdos com interesse para os utilizadores do site.

De molde a permitir esta busca alargada, seria de todo o interesse dos utilizadores do site e também dos autores dos conteúdos nele disponibilizados, que estes conteúdos pudessem estar disponíveis em língua inglesa.

Com este racional, gostaríamos de aconselhar vivamente (embora sempre com carácter facultativo), que os resumos das comunicações livres, de casos clínicos e de imagem pudessem ser submetidos em inglês e, no caso de serem aceites para apresentação no CPC 2020, que as apresentações pudessem igualmente serem apresentadas em língua inglesa nos slides/cartazes, embora se possam manter oralmente em português.

RESUMOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE

A. Avaliação dos resumos

1. Os resumos para comunicações livres ao CPC 2020 deverão ser submetidos até às 23:59h do dia 16/12/2019.

2. As sessões de comunicações orais e de cartazes serão concentradas nalguns momentos do congresso, tornando difícil que o mesmo autor possa apresentar vários trabalhos. Por este motivo, cada congressista não poderá submeter mais de 4 trabalhos como primeiro autor.

3. A Comissão Científica do CPC 2020 enviará os resumos, anonimizados, para os peritos que os irão classificar no espaço de 2 semanas a contar da data final de submissão dos resumos.

4. Em função da classificação atribuída pelos peritos, a Comissão Científica distribuirá os resumos melhor classificados para apresentação sob a forma de comunicação oral ou de cartaz electrónico.

5. A Comissão Científica seleccionará, também em função das classificações obtidas, os 5 melhores trabalhos originais, de diferentes temas, os quais serão apresentados numa sessão especial do Congresso e apreciados por um júri de 5 elementos que escolherá o trabalho vencedor do prémio “Melhor Comunicação do CPC 2020“.

6. À semelhança dos CPC anteriores, não existirão no CPC 2020 cartazes em papel. Os cartazes electrónicos poderão ser consultados, quer no espaço de apresentação de cartazes, quer no site do CPC 2020. Os cartazes melhor classificados serão sujeitos a avaliação por um júri para atribuição do prémio “Melhor Cartaz Electrónico do CPC 2020”.

7. Na altura da submissão dos resumos, os autores com menos de 35 anos deverão indicar o seu desejo de se candidatarem, ou não, ao “Prémio Jovem investigador – Investigação Clínica” ou ao “Prémio Jovem investigador – lnvestigação Básica“. Esta informação não dispensa a consulta do regulamento destes prémios.

B. Apresentação dos trabalhos aceites

1. Cartazes Electrónicos

1. Após serem notificados sobre a aceitação do seu trabalho para cartaz electrónico, os autores irão receber as regras detalhadas para a sua elaboração.

2. Todos os autores deverão enviar o ficheiro do seu cartaz electrónico até às 24h do dia 19 de Outubro de 2020, de forma a permitir a sua preparação técnica atempada. O envio será feito obrigatoriamente através da plataforma informática a disponibilizar para o efeito. 3. Será pedida aos autores autorização para publicação do cartaz (em formato PDF) no microsite do CPC 2020. 4. No Congresso, os autores disporão de um ecrã plano com tecnologia “touch-screen” para apresentarem os seus cartazes electrónicos. 5. Cada sessão de cartazes electrónicos será moderada por dois peritos durante um período de 1 hora, sendo que a apresentação de cada cartaz durará 5 minutos, seguidos de mais 3 minutos para discussão.

2. Comunicações Orais

1. As sessões de comunicações orais serão realizadas nos auditórios do Congresso. Cada apresentação durará 10 minutos e será seguida de 5 minutos de discussão.

2. Cada sessão de comunicações orais será orientada por dois peritos que moderarão a discussão. 3. Será pedida aos autores autorização para publicação dos slides da sua apresentação (em formato PDF) no microsite do CPC 2020

RESUMOS DE CASO CLÍNICO

Nas sessões de Casos Clínicos do CPC 2020, pretende-se discutir, de forma interativa, a abordagem de casos clínicos desafiantes e complexos. Para tal, contamos com o apoio do sistema de televotação, disponível diretamente através da APP do CPC 2020.

A. Avaliação dos resumos

1. Os resumos para Comunicações de Casos Clínicos ao CPC 2020 deverão ser submetidos até às 24h do dia 15 de Janeiro de 2020.

2. Os resumos recebidos serão analisados por uma comissão de peritos designada pela Comissão Científica do CPC 2020 e de acordo com os seguintes critérios: Originalidade; Iconografia; Mensagem e Didatismo; Apresentação Oral e Discussão; Impressão Geral.

3. Serão seleccionados os 6 trabalhos melhor classificados para serem apresentados em 1 sessão separadas durante o CPC 2020.

B. Apresentação dos trabalhos aceites

1. A apresentação será feita oralmente. Cada palestrante terá, no máximo, 10 minutos para apresentação do caso, a que se segue um período de 5 minutos para discussão num total de 15 minutos para cada caso.

2. Os moderadores da sessão preencherão uma grelha de avaliação para cada caso apresentado. A selecção do caso vencedor terá em consideração a seriação efectuada após a classificação obtida durante a sessão, bem como a discussão entre os moderadores.

3. Ao primeiro autor do prémio “Melhor Caso Clínico do CPC 2020” será financiada uma participação no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2020.

APRESENTAÇÕES DE CASO DE IMAGEM

No CPC 2020 será dada continuidade às sessões de Casos de Imagem. Estas destinam-se a apresentar, de forma resumida, casos clínicos em que a imagem é invulgar, interessante ou decisiva para o diagnóstico

A. Avaliação das apresentações

1. As apresentações de Casos de Imagem ao CPC 2020 deverão ser submetidos até às 24h do dia 15 de Janeiro de 2020.

2. Cada apresentação deve ser submetida no formato Powerpoint® ou Keynote®, com máximo de 6 slides e com a seguinte estrutura obrigatória:

Slide 1: Título e identificação dos autores

Slide 2: Resumo da História Clínica

Slides 3, 4 e 5: Imagens ou Vídeos (até ao máximo de 6 conteúdos multimédia – ver características técnicas obrigatórias abaixo)

Slide 6: Diagnóstico Final (sem comentários ou discussão adicional)

3. Apenas o primeiro slide deverá conter os nomes e instituições dos autores.

4. A apresentação será rejeitada se qualquer outro slide (que não o primeiro) incluir: O nome ou contactos de qualquer dos autores; A instituição ou instituições dos autores; Qualquer outra informação, mesmo que indirecta, que permita a identificação da origem do caso

5. Características técnicas a respeitar nos 3 slides de “Imagens & Vídeos”:

a) máximo de 2 conteúdos multimédia por slide;

b) as imagens a incluir só podem estar em formato JPEG ou PNG;

c) os vídeos podem ser submetidos em qualquer formato, mas deverá evitar-se a codificação do vídeo com recurso a codecs proprietários.

d) as imagens ou vídeos devem preferencialmente ser integradas no próprio ficheiro Powerpoint®/Keynote®. Em alternativa, poderão ser criados links para ficheiros externos, desde que estes estejam localizados na mesma pasta do ficheiro Powerpoint®/Keynote® no momento da criação do link.

e) a apresentação e respectivos ficheiros anexos terão de ser compactados num único ficheiro de formato ZIP ou RAR antes do envio. O ficheiro compactado não poderá exceder 500 Megabytes.

6. As apresentações recebidas serão analisadas por uma comissão de peritos designada pela Comissão Científica do CPC 2020 e de acordo com os seguintes critérios: Raridade ou Originalidade; Iconografia, Mensagem e Didatismo; Apresentação Oral e Discussão; Impressão Geral.

7. Baseada na avaliação efectuada pelos peritos, a Comissão Científica do CPC 2020 comunicará aos autores, até dia 15 de Março de 2020, se as suas apresentações foram (ou não) seleccionadas para apresentação no CPC 2020

B. Apresentação dos Casos de Imagem aceites

1. A apresentação será feita oralmente. Cada palestrante terá, no máximo, 6 minutos para apresentação do caso, a que se segue a discussão num total de mais 4 minutos.

2. Os moderadores das sessões, preencherão uma grelha de avaliação para cada caso apresentado. A selecção do caso vencedor terá em consideração a seriação efectuada após a classificação obtida durante as sessões, bem como a discussão entre os moderadores.

3. Ao primeiro autor do “Melhor Caso de Imagem” será financiada uma participação no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2020.

Prémios para os melhores trabalhos apresentados no CPC 2020

(Os prémios serão entregues na sessão de encerramento do congresso)

1. Prémio “Melhor Comunicação do CPC 2020″
A Comissão Científica seleccionará, em função das classificações obtidas, os 5 melhores trabalhos originais, de diferentes temas, os quais serão apresentados numa sessão especial do Congresso e apreciados por um júri de 5 elementos. A comunicação vencedora receberá um prémio pecuniário.

2. Prémio “Manuel Machado Macedo – CEMMM/SPC”
A Comissão Científica seleccionará os 3 melhores trabalhos originais na área de cirurgia cardio-torácica, os quais serão apresentados numa sessão especial do Congresso e apreciados por um júri de 3 elementos. O vencedor receberá um prémio pecuniário. Este prémio não é acumulável com o anterior.

3. Prémios “Jovem investigador – lnvestigação Clínica e lnvestigação Básica”
De entre os trabalhos cujos primeiros autores tenham menos de 35 anos e cumpram os demais requisitos previstos no regulamento e ainda que, na altura da submissão dos resumos, tenham dado indicação do seu desejo de se candidatarem a um destes dois prémios, a Comissão Científica seleccionará 5 trabalhos a serem apresentados numa sessão especial do Congresso e apreciados por um júri de 5 elementos. O vencedor de cada um dos prémios receberá um prémio pecuniário a anunciar posteriormente.

4. Prémio “Melhor Cartaz Electrónico do CPC 2020”
A Comissão Científica seleccionará os 10 melhores cartazes que serão apresentados em sessão especial e apreciados por um júri de 5 elementos. O cartaz vencedor receberá um prémio pecuniário. Este prémio não é acumulável com os anteriores.

5. Prémio “Melhor Caso Clínico do CPC 2020”
Ao primeiro autor do prémio “Melhor Caso Clínico do CPC 2020” será financiada uma participação no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2020.

6. Prémio “Melhor Caso de Imagem do CPC 2020”
Ao primeiro autor do prémio “Melhor Caso Clínico do CPC 2020” será financiada uma participação no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2020.

Organização e Secretariado CPC​
congresso@spc.pt
T. 217 817 634 | F. 217 931 095

Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Morada: Campo Grande 28, 13º
1700-093 Lisboa – Portugal
congresso@spc.pt | T. 217 817 630 | F. 217 931 095

Back To Top
Quero ser Sócio