Ciclo de Formação em Investigação Clínica

O desenvolvimento da investigação clínica em cardiologia é uma das áreas prioritárias do programa da direcção da SPC 2017-2019 e a criação de um curso de  investigação clínica em Cardiologia dirigido exclusivamente a internos de cardiologia, cardiologia pediátrica e cirurgia cardíaca é disso exemplo. Neste sentido, a Academia Cardiovascular da SPC estabeleceu como prioridade a formação de profissionais altamente diferenciados e capacitados em desenvolver investigação científica de alto nível em Cardiologia, não só nos seus locais de trabalho, mas que possam também estar envolvidos na criação de redes multicêntricas de investigação iniciada pelo investigador.

Neste curso, seleccionaremos 20 médicos altamente motivados para integrarem um programa diferenciado, competitivo e intensivo de desenvolvimento de competências 360º em investigação clínica em cardiologia. Este curso está organizado em 4 módulos de 10 horas, num total de 40 horas de formação. Todos os módulos incluem formação em investigação clínica e boas práticas, ministrada pelo conceituado consórcio PtCRIN (www.ptcrin.pt), desenvolvimento de soft-skills (liderança, escrita médica, treino apresentações em público, como escrever um bom projecto, como obter financiamento), keynote lectures por conceituados cientistas e cardiologistas, momentos de networking e interacção com faculty diferenciada.

Durante o curso, os alunos terão oportunidade de desenvolver um artigo científico. Teremos acesso a bases de dados de grandes estudos observacionais, que poderão ser trabalhadas com vista a publicação em revistas científicas peer-reviwed. Será fornecida bibliografia de apoio previamente ao início de cada módulo e a avaliação será realizada no final através de teste de escolha múltipla online.

O Curso iniciar-se-á em Novembro 2018. Excepto o Módulo 1, os restantes módulos de formação decorrerão às sextas-feiras à tarde (15-19 h) e aos sábados (9-13 h e 14-16 h).

Módulo 1: Lisboa, 18-19 Novembro 2018
Módulo 2: Porto, 14-15 Dezembro 2018
Módulo 3: Lisboa, 7-8 Fevereiro 2019
Módulo 4: Vilamoura, 25-26 Abril 2019

Como será um curso com uma grande componente prática e orientado para a produção científica a curto prazo, com grande interacção com os mentores e prelectores, só poderão ser admitidas candidaturas para um total de 20 formandos. As Candidaturas devem ser enviadas até 31 Julho 2018 para o email (academia.cardiovascular@spc.pt) , e devem incluir um CV resumido, carta de recomendação e carta de motivação, após o que serão seleccionadas 20 candidaturas de grande qualidade pela Comissão Executiva da Academia Cardiovascular.

Programa Provisório