skip to Main Content
Área de utilizador

Ablação

Remoção ou eliminação; termo usado quando se descreve o tratamento de arritmias onde se elimina, através da aplicação de energia por um catéter, uma via acessória responsável pelo aparecimento da arritmia.

Read more

Acidente isquémico transitório (AIT)

Evento semelhante ao AVC, com a diferença de que a interrupção do fluxo do sangue é transitória (inferior a 24 horas) pelo que os sintomas resultantes da lesão cerebral são também transitórios.

Read more

Acidente vascular cerebral (AVC)

Interrupção súbita do fluxo sanguíneo para o cérebro que resulta na lesão da região cerebral alimentada por esse vaso; provocada por entupimento do vaso (consequência de trombose ou embolia) ou hemorragia (rompimento do vaso).

Read more

Amiodarona

Medicamento usado para tratar arritmias como, por exemplo, a fibrilhação auricular.

Read more

Aneurisma Aorta

Dilatação anormal da aorta devido a fraqueza da sua parede, frequentemente associada a pressão arterial alta.

Read more

Angina de peito

Dor no peito causada pela diminuição de sangue irriga o miocárdio, habitualmente por estreitamento das artérias coronárias.

Read more

Angiografia

Técnica que permite ver os vasos do organismo; consiste na administração de um líquido chamado de contraste seguido de um raio-X; a imagem resultante permite ver o contraste dentro dos vasos e assim perceber se existem estreitamentos dos mesmos.

Read more

Angioplastia

Técnica não-cirúrgica usada para tratar os estreitamentos das artérias; consiste na utilização de um balão que quando posicionado dentro da artéria e junto do aperto da artéria é insuflado durante alguns segundos de forma a dilatá-la. Pode ser complementada pela…

Read more
Back To Top
Quero ser Sócio