GEDMP

Bem-vindo ao microsite do Grupo de Estudos de Doenças do Miocárdio e do Pericárdio

Bem-vindo à página do Grupo de Estudo de Doenças do Miocárdio e do Pericárdio (GEDMP). O Secretariado reeleito para o biénio 2015-2017 vai dar continuidade aos projectos iniciados nos anos anteriores, nomeadamente a publicação da Newsletter com artigos seleccionados e casos clínicos didáticos, organização da reunião anual do GE, apoio na manutenção dos registos entretanto iniciados e colaboração com o GE europeu.

Propõe-se ainda dinamizar o início de novos projectos de investigação, tanto clínica como em colaboração com as ciências básicas e institutos de investigação biomédica. A genética é peça fundamental para a compreensão e diagnóstico de muitas miocardiopatias, pelo que merecerá lugar de destaque nos temas da reunião anual do GEDMP.

Apostaremos numa nova abordagem das miocardiopatias, focada em explorar as particularidades diagnósticas e terapêuticas de miocardiopatias específicas, genéticas e não genéticas, com vista a melhorar a acuidade diagnóstica, aprofundar o conhecimento e melhor direccionar a terapêutica deste conjunto tão diverso de patologias.

Convidamo-lo a inscrever-se no nosso GE e a participar activamente com ideias e sugestões, utilizando os nossos contactos.

Luís R. Lopes (Coordenador)

Olga Azevedo

Emanuel Correia

Folhetos de divulgação sobre Miocardiopatia Hipertrófica e Miocardiopatia Dilatada
Uma iniciativa do GE de Doenças do Miocárdio e do Pericárdio da SPC

As doenças do miocárdio são caracterizadas por uma relativa raridade e uma grande complexidade etiológica, diagnóstica e terapêutica.

Estes aspectos tornam particularmente difícil a transmissão de informação aos doentes e às suas famílias.

Desta forma, o Grupo de Estudo de Doenças do Miocárdio e do Pericárdio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, traduziu e adaptou à realidade portuguesa os excelentes folhetos informativos sobre Miocardiopatia Hipertrófica e Miocardiopatia Dilatada, concebidos pela Cardiomyopathy Association e patrocinados pela British Heart Foundation.

Esperamos com esta iniciativa ajudar os doentes e respetivas famílias a compreender os conceitos relacionados com estas doenças e ajudar os cardiologistas assistentes a transmitir esta informação. Os folhetos encontram-se disponíveis para download nos links abaixo.

A versão versão impressa foi distribuida na reunião anual de 2015 do GEDMP.

Miocardiopatia Dilatada

Miocardiopatia Hipertrófica

ESTRUTURA ORGÂNICA
COORDENADOR:
NUNO MARQUES

VOGAL:
CAROLINA LOURENÇO
INÊS CRUZ