GEFERC

No dia 24 de Maio, pelas 19.30h, realizou-se na sede da SPC, em Lisboa, a apresentação formal pelo Prof. Fernando Pádua do livro Prevenção e Reabilitação Cardiovascular – Um olhar conjunto dos dois lados do Atlântico, fruto de um projeto comum da SPC e SBC. Na apresentação não deixaram de estar presentes, de modo virtual, o presidente da SBC, Prof. Dr. Marcus Malachias e a Profª. Gláucia Moraes.
O livro aborda, em língua portuguesa, temáticas do âmbito da prevenção secundária e da reabilitação cardiovascular, descrevendo inicialmente o panorama destas áreas e respetivas estratégias de implementação em Portugal e no Brasil.
O trabalho que conduziu ao livro envolveu 39 autores, 17 revisores e 2 elementos do corpo redatorial , que se empenharam com entusiasmo, estando patente no resultado final a sua qualidade.
Os textos incluídos irão seguramente apoiar aqueles que pretendam consultar aspetos específicos desta problemática ou iniciar um programa de reabilitação cardíaca.

A capa e ilustrações são da autoria do artista e médico cirurgião cardiotorácico, Dr. Álvaro Laranjeira, que muito valorizam o livro no aspeto visual. A conceção gráfica esteve a cargo do designer Emanuel Magalhães. O trabalho de assessoria redatorial foi levado a cabo especialmente pela Dra. Sílvia Silva, integrada nesta equipa.

O livro teve o patrocínio da AstraZeneca, à qual muito agradecemos. O livro será publicado sob a forma de ebook no site da Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa, no site da Sociedade Brasileira de Cardiologia e no site do Departamento de Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular da SBC.

Os editores, Dr. Miguel Mendes, Dra. Ana Abreu, Dr. Cláudio Gil Araújo e Dr. Salvador Serra, congratulam-se com o que consideram apenas o início de um conjunto de projetos comuns a realizar por ambas as sociedades, SPC e SBC.
Este livro é mais um passo no longo caminho de divulgação da importância da reabilitação cardiovascular.

ESTRUTURA ORGÂNICA
COORDENADOR:
JOSÉ PAULO FONTES

VOGAL:
HELDER DORES
MADALENA TEIXEIRA