skip to Main Content
Área de utilizador

Quais os pontos fortes do serviço ?

Como pontos fortes temos a dimensão assistencial traduzida pelas 18 camas de cuidados intensivos e 71 camas de internamento (cuidados intermédios e gerais).

Somos centro de referência nas áreas de Cardiologia de Intervenção Estrutural e da Hipertensão Pulmonar e possuímos um programa de Insuficiência Cardíaca Avançada centrado na UTICA o qual é referência de toda a metade Norte do País, suportando assim o maior centro de transplantação cardíaca português.

Participamos ainda no ensino pré-graduado e no pós-graduado bem como em vários programas de Mestrados e Doutoramentos.

Quais os projetos em curso que mais diferenciam o Serviço dos restantes ?


Imagem Avançada

O nosso serviço colabora com o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) na vertente assistencial e de investigação.


Telemedicina com os Cuidados de Saúde Primários

Consulta de telemedicina com o Centro de Saúde de Cantanhede.
Desde 2003 que são realizadas consultas de telemedicina com vários centros de saúde permitindo uma melhor articulação entre cuidados de saúde primários e terciários.


Investigação translacional

A investigação translacional é realizada com vários grupos de investigação, numa perspectiva holística, desde os mecanismos moleculares à função do coração.
Laboratório de investigação translacional GuIC.

Quais as principais dificuldades do dia-a-dia ?

O Serviço de Cardiologia do CHUC não é diferente de todos os restantes serviços de Cardiologia públicos portugueses partilhando assim as mesmas dificuldades do dia-a-dia. Isso não é, no entanto, motivo para nós não tentarmos todos os dias, na melhor das nossas capacidades, fazer mais e melhor em prol dos doentes cardiovasculares que servimos, sejam eles provenientes da região Centro do País, da região Sul, da região Norte, das ilhas, ou ainda dos Países de língua oficial Portuguesa.

Quais os planos para o futuro ?

Pretendemos desenvolver as colaborações multidisciplinares dentro e fora da Universidade de Coimbra.

Iremos em breve criar um programa de reabilitação cardíaca de fase 2 que permita responder aos doentes cardiovasculares do CHUC, bem como realizar intervenções cardiovasculares complexas numa sala híbrida em ambiente de bloco cirúrgico cardíaco.

É também nossa intenção reforçar a nossa visibilidade e as nossas colaborações internacionais, quer na Europa, quer nos EUA, quer ainda na América do Sul e no Extremo Oriente.

Vamos pois continuar a apostar na diferenciação e na inovação.

Quais as três Palavras que melhor descrevem o Serviço ?

O conteúdo exposto é da exclusiva responsabilidade do serviço em questão, não vinculando/refletindo necessariamente a opinião da sociedade portuguesa de cardiologia.

Back To Top
Quero ser Sócio