skip to Main Content
Área de utilizador

Estudo Epidemiológico de Prevalência da Síndrome Metabólica na População Portuguesa – VALSIM

O estudo VALSIM (Estudo Epidemiológico de Prevalência da Síndrome Metabólica na População Portuguesa) foi coordenado pela Profª Manuela Fiuza e teve como co-investigadores os Drs. Nuno Cortez-Dias, Susana Martins e Adriana Belo.
Teve o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (proprietária da base de dados através do CNCDC), da Direção Geral de Saúde, da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral e o patrocínio financeiro do Laboratório Novartis.
O estudo decorreu entre abril de 2006 e novembro de 2007 e foi um estudo epidemiológico transversal, de uma amostra representativa dos adultos residentes em Portugal continental e ilhas seguidos nos Cuidados de Saúde Primários, para caracterização dos fatores de risco cardiovasculares e em particular de síndrome metabólica. Participaram no estudo 719 médicos de família, segundo distribuição estratificada e proporcional por distrito e região, representativa de cada uma das 5 NUTEs II (Nomenclatura de Unidades Territoriais para Estudos Estatísticos) de Portugal continental (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e das regiões autónomas da Madeira e Açores, tendo sido avaliados 16.856 indivíduos.
A divulgação dos resultados do estudo foi realizada em diversas reuniões científicas nacionais e internacionais e os seus principais resultados foram também publicados:

– Dez trabalhos publicados em revistas portugueses e estrangeiras com peer-review
– Cinquenta e sete comunicações em congressos em Portugal e no estrangeiro
– Dezasseis palestras em Portugal e no estrangeiro
– Cinco prémios de investigação (da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e do Hospital de Santa Maria)

GRUPO DE INVESTIGADORES:
Prof.ª Manuela Fiúza
Dr. Nuno Cortez-Dias
Dr.ª Susana Martins
Dr.ª Adriana Belo

LISTA DE TRABALHOS REALIZADOS:
Brevemente

Prof.ª Manuela Fiúza

Back To Top
Quero ser Sócio