Faleceu o Professor Doutor Polybio Serra e Silva

Faleceu no dia 14 de outubro o eminente Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Professor Doutor Polybio Serra e Silva. Tinha 94 anos.

Natural de Penacova, Polybio Serra e Silva licenciou-se e doutorou-se em Medicina e, em 1990, tornou-se Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra. Foi diretor do Serviço de Medicina II dos Hospitais da Universidade de Coimbra, ocupando estes dois lugares atá à sua jubilação em maio de 1998.

Figura ímpar da medicina portuguesa, Polybio Serra e Silva abraçou três especialidades, a medicina interna, a cardiologia e a endocrinologia, formação que lhe permitiu ter uma visão holística da medicina sendo o doente a figura principal na sua total amplitude.

O seu trabalho foi muito profícuo e multifacetado  abarcando interesses nas vertentes clínica, académica e de conferencista.

Foi membro do “Lipid Council” sendo também membro fundador do “Fórum Atheros”, embrião da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, (S.p.a), de que foi fundador e primeiro Presidente e actual Presidente Honorário.

Foi fundador e investigador – coordenador do núcleo de estudos da aterosclerose e hipertensão.

Foi, Igualmente, Diretor Científico da revista Atheroma e do boletim da S.p.a.

Foi fundador e Presidente da delegação centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), cargo que ocupou até 2020 sendo até à data da sua morte membro do conselho científico.

Proferiu mais de quatro centenas de conferências, palestras e comunicações livres tendo sido autor ou co-autor de cerca de duzentos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras e publicou, em poesia e em prosa, alguns livros dirigidos à prevenção vascular.

Em 2019 foi homenageado pela FPC como «Herói do Coração».

Teve igualmente um papel social muito relevante na área da cultura nomeadamente nos campos da música e da literatura.

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia lamente a perda deste grande vulto da medicina portuguesa e endereça sentidas condolência à sua família.

Descanse em Paz Senhor Prrofessor Polybio Serra e Silva.

PARTILHAR

Facebook
Twitter
LinkedIn
Procurar

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site