Registos

A Insuficiência cardíaca (IC) é um problema crescente de saúde pública. Cerca de 26 milhões de indivíduos em todo o mundo vivem actualmente com IC comparável com os 32 milhões que vivem com cancro e os 34 milhões com VIH/SIDA.  A prevalência estimada da IC actualmente em Portugal é de 5,2%, correspondendo a cerca de 400 000 individuos adultos a sofrer da síndrome. A sua incidência aumenta abruptamente com a idade a partir da sétima década de vida e é a primeira causa de hospitalização após os 65 anos, nos países industrializados.

VER MAIS

A FA é a arritmia cardíaca mantida mais frequente na prática clínica. Dados do estudo Framingham mostram que um em cada quatro indivíduos vivos aos 40 anos de idade desenvolverá FA ao longo do resto da sua vida.
A caracterização epidemiológica das doenças e dos seus fatores de risco permite o  desenvolvimento e implementação de políticas de saúde destinadas à prevenção e minimização do seu impacto na população.  O registo FAMA avaliou a prevalência da FA em Portugal, mas o reduzido número de indivíduos (261) identificados com esta arritmia constitui uma limitação importante para a melhor caracterização desta população.

VER MAIS

A Miocardiopatia Não-Compactada é uma miocardiopatia pouco frequente e em que estamos ainda a refinar os critérios para o seu diagnóstico.

A realização de um registo Nacional vai permitir conhecermos melhor a realidade nacional em termos de critérios utilizados para o diagnóstico, de estratégias terapêuticas utilizados e permitir conhecer a evolução destes doentes.

VER MAIS

A Embolia Pulmonar (EP) aguda é a apresentação clínica mais grave do Tromboembolismo Venoso (TEV) e uma das principais causas de mortalidade cardiovascular, ultrapassada apenas pelo acidente vascular cerebral e pelo enfarte agudo do miocárdio 1.

A EP tem uma taxa de incidência anual de 39-115 por 100.000 habitantes, com tendência crescente, especialmente em indivíduos com mais de 80 anos 1.

VER MAIS

O Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI) tem como objetivo coletar, de forma contínua, toda a atividade no âmbito da Cardiologia de Intervenção, que ocorre em todos os laboratórios de Cardiologia de Intervenção no território nacional.

VER MAIS

Revisão Retrospectiva dos Registos Médicos das Consultas Externas Hospitalares de Cardiologia para a Determinação das Abordagens Terapêuticas de Doentes com Hipertensão e/ou Dislipidemia foi um estudo piloto implementado pelo Grupo de Estudo de Epidemiologia e Prevenção Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, publicado na Revista Portuguesa de Cardiologia em 2006 (25(10):889-905). O estudo atingiu o seu objectivo principal: fazer uma avaliação preliminar dos padrões de tratamento da hipertensão arterial e da dislipidemia, em doentes ambulatórios seguidos em consulta hospitalar de cardiologia.

VER MAIS

A Miocardiopatia Arritmogénica é uma doença hereditária causada por mutações dos genes dos desmossomas e caracterizada pela substituição do miocárdio por tecido fibroso ou fibroadiposo. Embora primeiramente reconhecida como uma doença do ventrículo direito, sabe-se hoje que o seu espectro clínico é variável, estando descritas formas com envolvimento biventricular ou predominante do ventrículo esquerdo. É uma doença rara, mas com grande impacto prognóstico, sendo uma importante causa de morte súbita em idade jovem, nomeadamente nos jovens atletas.

VER MAIS

A amiloidose cardíaca por deposição de transtirretina (ATTR-CM) é uma doença subdiagnosticada, mas para a qual têm surgido novas opções terapêuticas que demonstraram melhorar o seu prognóstico.

VER MAIS

Procurar

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site