SAVIC – Curso de Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca

O projecto SAVIC luso-brasileiro

Iniciativa inédita a nível mundial, o curso SAVIC (Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca) consiste num curso prático, imersivo, no qual os candidatos são conduzidos pelos formadores através de cenários de casos clínicos que ocorrem com frequência na prática clínica diária, ao longo das várias fases do internamento dos doentes com insuficiência cardíaca aguda.

Este modelo formativo foi desenvolvido por um grupo de colegas brasileiros do estado de São Paulo e rapidamente granjeou enorme sucesso, tendo sido apadrinhado pela SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e mais tarde pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A atual Direção da SPC decidiu integrar o SAVIC na Academia Cardiovascular da SPC, que assumiu a responsabilidade da organização do projeto SAVIC em Portugal.

Com o explícito objectivo de promover a internacionalização do modelo SAVIC para a Europa e tirando partido das excelentes relações entre a SBC e a SPC, foi proposta à SPC uma parceria para o desenvolvimento do projecto SAVIC luso-brasileiro. Assim, depois duma delegação da SPC ter tido oportunidade de frequentar um curso de SAVIC no Rio de Janeiro em Setembro de 2013, foram definidas as etapas seguintes conducentes à implementação do projecto SAVIC luso-brasileiro.

Em Abril de 2014, no decurso dos trabalhos do XXXIV Congresso Português de Cardiologia, realizou-se o primeiro curso SAVIC em Portugal, que contou com a participação como formadores dos colegas brasileiros mentores do projecto SAVIC original e editores do manual SAVIC.

A partir dessa data, o curso SAVIC, em mais de 40 edições, já treinou mais de 600 médicos portugueses, com a particularidade de levar a formação a vários pontos do país, realizando cursos localmente nos hospitais e faculdades portuguesas.

A expansão do projeto para o Estados Unidos da América está em curso pela mão dos colegas brasileiros, tendo sido realizada recentemente uma formação SAVIC no estado da Carolina do Norte (Wake Forest Baptist Medical Center), bem como o desenvolvimento em Portugal de desdobramentos do curso SAVIC, como é disso exemplo o curso “SAVIC Consultório”, em que é abordado o seguimento do doente em ambiente de ambulatório (consulta externa e hospital de dia).

Organização do curso SAVIC

Sistematizar procedimentos é uma das formas mais eficazes de melhorar o manuseio de uma doença e este é o objetivo do SAVIC, idealizado para rever conceitos e treinar uma abordagem padronizada de atendimento útil na imensa maioria dos casos.

Num ambiente confortável e informal, durante 5 horas, realiza-se uma palestra conceitual, seguida de estações de treino prático e de discussões de casos, focando o diagnóstico e o tratamento desde os casos mais simples aos mais complexos.

O curso é composto por aulas práticas e teóricas, que têm como base um material didático com metodologia própria, para que o acesso às informações dadas durante o curso seja de fácil entendimento.

O curso é divido em três etapas:

  1. Fase Inicial – compreende as 24 horas iniciais do atendimento, nas quais o doente ainda está no Serviço de Urgência.
  2. Fase Intermediária – compreende um período de tempo longo variável que vai das 24 horas iniciais às 24 horas antes da alta do doente.
  3. Fase Tardia – compreende as 24 horas finais do internamento e a preparação para a alta, e o que deve ser feito no ambulatório para minimizar os re-internamentos.

Destinatários:

Médicos de Medicina Geral e Familiar, de Medicina Interna, de Cardiologia e outros médicos que lidam com doentes que apresentem quadros de insuficiência cardíaca descompensada.

Número máximo de formandos = 18 a 24.

Cronograma:

– Recepção dos candidatos
– Apresentação do Curso e Introdução
– IC descompensada e o SAVIC
– Estações de Competências Práticas

Estações/Horário

Fase Inicial
Grupo I
Intervalo
Grupo III
Grupo II

Fase Intermediária
Grupo II
Intervalo
Grupo I
Grupo III

Fase Tardia
Grupo II
Intervalo
Grupo III
Grupo I

– Teste Escrito
– Discussão do teste, debate, avaliação do curso
– Encerramento