Um dia dedicado à Cardiologia Desportiva – Hospital da Luz Lisboa

O Centro Cardiovascular do Hospital da Luz Lisboa (HLL) possui uma consulta específica de Cardiologia Desportiva, área cada vez mais relevante na Cardiologia. Além de protocolos estabelecidos com clubes desportivos, o âmbito desta consulta ultrapassa a avaliação de atletas de nível competitivo.

Apesar dos benefícios comprovados do exercício físico em indivíduos portadores de patologia cardíaca, ele pode também despoletar eventos agudos incluindo morte súbita, justificando a sua avaliação pré-competitiva. No entanto, o overlap entre adaptações fisiológicas induzidas pelo exercício e diversas patologias, nomeadamente miocardiopatias, torna esta avaliação muitas vezes desafiante. Desde a interpretação do eletrocardiograma e de exames de imagem, à decisão quanto à elegibilidade para a prática desportiva, a avaliação do atleta exige experiência e elevado grau de diferenciação.

Por outro lado, o espectro do atleta e dos desportos alargou-se – desde crianças a idosos e de modalidades de baixa intensidade a outras realizadas em condições extremas, o que adensa a necessidade de um acompanhamento especializado. Questiona-se mesmo atualmente qual a melhor metodologia para avaliar estas populações e se há um limiar a partir do qual os potenciais efeitos prejudiciais do exercício suplantam os benefícios.

O HLL dispõe das técnicas de diagnóstico necessárias para a avaliação global do atleta (ecocardiografia avançada, Angio-TC cardíaca, ressonância magnética cardíaca, prova de esforço cardiorrespiratória, entre outras) e de profissionais nas áreas mais frequentemente envolvidas no diagnóstico e no tratamento de patologias cardíacas em atletas (imagem cardíaca, arritmologia, cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca, reabilitação cardíaca, entre outras).

No dia dedicado à Cardiologia Desportiva, a acontecer no dia 21 de novembro, a área da Cardiologia Desportiva do HLL receberá 5 colegas para partilharem os desafios inerentes à avaliação do atleta. Haverá oportunidade para discutir temáticas emergentes e controversas nesta área, acompanhar casos paradigmáticos e contactar com as particularidades que a avaliação do atleta apresenta, nomeadamente na realização e na interpretação de exames complementares de diagnóstico.