Publicações

Artigo Recomendado do Mês de Abril

«Terapêutica antitrombótica tripla: quanto menos melhor? Implicações do ensaio clínico AUGUSTUS»

 

 

Ensaio clínico AUGUSTUS: “Antithrombotic Therapy after Acute Coronary Syndrome or PCI in Atrial Fibrillation”

 

Lopes T et al. N Engl J Med 2019 [in press]

 

DOI: 10.1056/NEJMoa1817083

 

 

Na Edição de Abril de 2019 do Artigo Recomendado do Mês da Revista Portuguesa de Cardiologia teremos em análise um dos temas mais desafiantes da Cardiologia que é o tratamento do doente que, tendo indicação para anticoagulação, tenha colocado um stent.

 

Tradicionalmente tratávamos estes doentes com terapêutica antitrombótica tripla, ou seja anticoagulação + antiagregação dupla. Contudo, sabemos que este tratamento está associado a um risco hemorrágico muito alto e vários estudos como o PIONEER-AF e o REDUAL-PCI têm vindo a testar novas estratégias de tratamento antitrombótico nestes doentes.

 

Na Edição deste mês vamos discutir os resultados do ensaio clínico AUGUSTUS que teve dois objetivos principais: 1) comparar se estes doentes beneficiam preferencialmente de NOAC versus varfarina; 2) comparar a utilização de aspirina versus placebo ou seja, terapêutica antitrombótica tripla versus dupla.

 

Assista aqui à discussão em vídeo com o Prof. João Morais, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e também membro do Steering Committee do ensaio clínico AUGUSTUS.

Outras Notícias
Artigos Revista SPC