Publicações

“SERÁ QUE A UTILIZAÇÃO DO SCORE DE CÁLCIO PODE AJUDAR A IDENTIFICAR OS DOENTES QUE MAIS BENEFICIAM DE ESTATINA EM PREVENÇÃO PRIMÁRIA?”

Impact of Statins on Cardiovascular Outcomes Following Coronary Artery Calcium Scoring

Mitchell et al. J Am Coll Cardiol. 2018 Dec 25;72(25):3233-3242

DOI: 10.1016/j.jacc.2018.09.051

 

Na Edição de Fevereiro de 2019 do Artigo Recomendado do Mês da Revista Portuguesa de Cardiologia temos em análise um interessante estudo que nos aponta no sentido da Medicina Personalizada, ou seja, da utilização de marcadores clínicos ou imagiológicos que nos possam ajudar a identificar os doentes que mais possam beneficiar de uma determinada terapêutica.

 

A utilização de estatinas em prevenção primária tem sido uma das áreas mais controversas da medicina cardiovascular. No artigo deste mês de Fevereiro vamos analisar os últimos dados sobre a utilização do Score de Cálcio na identificação dos indivíduos que mais podem beneficiar da terapêutica com estatina em prevenção primária.

 

Muito recentemente, os dados deste estudo levaram a uma alteração das guidelines americanas 2018 de tratamento da dislipidemia, que passaram a incluir a avaliação do score de cálcio em doentes de risco cardiovascular intermédio.

 

Assista à discussão em vídeo deste interessante artigo com o Prof. Nuno Bettencourt, da Faculdade de Medicina do Porto.

 

Outras Notícias
Artigos Revista SPC