Ciclo de Formação Avançada em Insuficiência Cardíaca 2019/2020

Logo Ciclo de Formação Avançada em Insuficiência Cardíaca

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma das grandes epidemias cardiovasculares do século XXI e acompanha o envelhecimento populacional. Sendo uma síndroma, o seu diagnóstico nem sempre é linear, as etiologias são múltiplas e por vezes concorrentes, e a abordagem terapêutica diferenciada, sendo necessário definir algoritmos de diagnóstico e tratamento. Por outro lado, estes doentes encontram-se aos cuidados de várias especialidades como a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Interna e a Cardiologia, o que dificulta a organização de um programa estruturado de diagnóstico e seguimento, o qual deveria incluir a integração de vários níveis de cuidados.

Neste sentido a Academia Cardiovascular da SPC estabeleceu como prioridade a formação de profissionais altamente diferenciados, que possam estar envolvidos na criação de uma rede de organização de cuidados na IC e Centro de IC Avançada. Para tal desenvolvemos um Ciclo de Formação Avançada em Insuficiência Cardíaca.

Este Ciclo está organizado em 8 módulos de 12 horas, num total de 100 horas de formação. Todos os módulos incluem um enquadramento teórico seguido de workshops práticos com casos clínicos, em estações de trabalho de imagem ou em unidades de saúde, para aplicação prática dos conhecimentos. Será fornecida bibliografia de apoio previamente ao início de cada módulo e a avaliação será realizada no final através de teste de escolha múltipla online.

Para o ciclo de formação avançada em IC os módulos são os seguintes:

MÓDULO 1: Definição, Epidemiologia e Prognóstico
MÓDULO 2: Diagnóstico e Tipos Específicos de Miocardiopatias
MÓDULO 3: Tratamento Farmacológico da IC crónica
MÓDULO 4: Tratamento Não Farmacológico
MÓDULO 5: Comorbilidades na Insuficiência Cardíaca
MÓDULO 6: Insuficiência Cardíaca Aguda
MÓDULO 7: Insuficiência Cardíaca Avançada, Suporte Circulatório Mecânico e Transplantação Cardíaca
MÓDULO 8: Abordagem Multidisciplinar: Heart Team
 

O Ciclo iniciar-se-á em Setembro 2019. Os módulos de formação decorrerão às sextas-feiras à tarde (15-19 h) e aos sábados (9-13 h e 14-18h).

Como será um curso com uma grande componente prática e orientado para a prática clínica, só poderão ser admitidas candidaturas para um total de 16 formandos. As inscrições decorrerão até 31 Agosto 2019. As candidaturas devem ser enviados para o e-mail (academia.cardiovascular@spc.pt) e devem incluir um CV resumido, carta de recomendação e carta de motivação, após o que serão selecionadas 16 candidaturas pela Comissão Executiva da Academia Cardiovascular.