Journal of the American College of Cardiology disponibiliza versão portuguesa e conta com antigo presidente da SPC como editor associado

Em mais uma iniciativa para aproximar os especialistas nacionais daquilo que se faz lá fora, o Journal of the American College of Cardiology vai passar as disponibilizar uma versão portuguesa, onde será publicado o mais importante daquele jornal.

 

“O JACC Portuguese Edition constitui uma ferramenta que ajudará à consolidação de uma comunidade cardiológica lusófona”. É desta forma que o Prof. José Silva Cardoso encara o facto de o mais importante jornal da especialidade passar a ter a sua versão portuguesa disponível. O especialista acredita que esta será uma oportunidade para contextualizar relativamente ao mundo lusófono os artigos selecionados, que são acompanhados de comentários editoriais redigidos por peritos lusófonos da área cardiovascular. Como explica o editor associado da publicação, “cabe ao editor-Chefe da versão em português do JACC, o Prof. Edimar A. Bocch, de São Paulo, selecionar os trabalhos para os seis fascículos anuais, sendo que cada manuscrito é traduzido para garantir a máxima qualidade e relevância para a comunidade global de língua portuguesa”. 

 

Além disso, “tendo em conta o elevado fator de impacto e qualidade do JACC, a disponibilização da versão portuguesa poderá contribuir para aumentar a visibilidade e o número de acessos a esta plataforma”, acrescenta o Prof. José Silva Cardoso, editor associado do JACC Portuguese Edition e Chefe de Serviço do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de São João, no Porto. Na opinião do cardiologista, esta será mais uma possibilidade para “os cardiologistas portugueses desempenharem um papel relevante no reforço da comunidade cardiológica lusófona, pelo exercício de um ato de cooperação no desenvolvimento da investigação científica, da docência e da assistência cardiovascular, num gesto englobante que reforce os laços de uma comunidade, mais vasta, de colaboração a nível global”. 

 

De relembrar que o JACC publica clinical papers e experimental reports em todos os domínios da patologia cardiovascular, desde doença coronária, doença valvular, doença cardíaca congénita, cirurgias, cardiomiopatias, novas técnicas de diagnóstico, tratamentos inovadores, resultados de estudos multicêntricos, para além de divulgar abstracts apresentados nas sessões científicas do American College of Cardiology e as recomendações das Bethesda Conferences sobre os tópicos mais atuais relativos à doença cardiovascular.

 

 

Consultar versão portuguesa, aqui

Outras Notícias
Artigos Revista SPC