Prof.ª Ana G. Almeida assume cargo de conselheira da EACVI e de Abstract Chair do EuroCMR 2019

A atual coordenadora do Grupo de Estudo Cardiologia Nuclear, Ressonância Magnética e TC Cardíaca foi eleita para Board Councillor da European Association of Cardiovascular Imaging (EACVI) durante o biénio 2018/2020 e nomeada Abstract Chair do Congresso Europeu de Cardiovascular Magnetic Resonance do próximo ano, que decorrerá em Veneza, de 2 a 4 de maio.

A Cardiologia portuguesa volta a ver o seu mérito reconhecido com a nomeação da Prof.ª Ana G. Almeida como conselheira na Associação Europeia de Imagem Cardiovascular, da Sociedade Europeia de Cardiologia. A coordenadora da Unidade de Imagem Cardíaca não-Invasiva do Centro Hospitalar Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria terá, assim, oportunidade de partilhar a sua experiência e conhecimento nesta a área com os colegas europeus. 

A EACVI tem como missão promover a excelência no diagnóstico clínico, pesquisa, desenvolvimento técnico e educação em imagem cardiovascular e reúne quatro modalidades: ecocardiografia, ressonância magnética cardiovascular, cardiologia nuclear e tomografia computadorizada. Neste contexto, a associação está comprometida em fornecer ferramentas inovadoras e qualitativas para educação médica contínua; ajudar a melhorar a padronização da prática de imagem cardiovascular na Europa; desenvolver estudos, pesquisas e práticas clínicas nesta área; apoiar a partilha de conhecimento; e divulgar e incentivar o uso das recomendações do EACVI a nível mundial.

De salientar que a Prof.ª Ana G. Almeida foi uma das primeiras cardiologistas do país a praticar ressonância magnética e tem um percurso profissional assinalável. A especialista passou pela Unidade de Ressonância Magnética da Universidade do Texas, Southwestern Medical Centre, e pela mesma Unidade no Royal Hospital, em Londres. Hoje, orienta as teses de mestrado e doutoramento em Imagem Cardíaca de outros colegas faz parte do Grupo de Estudos de RMC da Sociedade Europeia de Cardiologia, bem como da Society for Cardiovascular Magnetic Resonance, e integra Comissões Científicas dentro da mesma área.

Outras Notícias
Artigos Revista SPC