Sobre Nós
Mensagem do Presidente

Aos sócios da Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Iniciamos este mandato para o biénio 2019-2021, gratificados pela confiança em nós depositada mas, sobretudo, conscientes das expetativas que procuraremos honrar.

A SPC é, acima de tudo, a grande organização científica da Medicina Cardiovascular em Portugal e é, igualmente, a maior promotora de formação continuada nesta área da ciência médica.

A SPC é uma organização ao serviço da comunidade. Promover a ciência, divulgá-la e interpretá-la, seguir critérios de rigor e exigência, pensar, debater e ensinar, é esta a nossa maneira específica de servir os cidadãos.

Ombreamos com as maiores organizações científicas mundiais. Somos membro integrante e ativo da Sociedade Europeia de Cardiologia. Mantemos parcerias fortes com o American College of Cardiology e Sociedades científicas afins, com destaque para Sociedade Brasileira de Cardiologia com quem mantemos uma intensa colaboração. Somos membro fundador e empenhado na Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa.

Sentimos ser nosso dever descodificar a ciência e contribuir dessa forma para a melhoria da literacia em saúde dos nossos concidadãos. Sentimos também ser nosso dever apontar aos decisores os caminhos do melhor progresso científico ao serviço da comunidade.

A SPC é a casa de todos os que, cada dia, fazemos das nossas vidas um serviço aos outros pelo privilégio de poder contribuir para melhorar a saúde cardiovascular das pessoas. Queremos trazer a nós os diversos grupos profissionais empenhados nesta causa, mantendo, reforçando e inovando a já longa experiência de multidisciplinaridade que nos caracteriza.

Celebramos no dia 9 de julho os 70 anos da criação da SPC. Atingir a idade da sabedoria coloca-nos desafios acrescidos que cumpriremos se sentirmos que caminhando ao nosso lado estão todos os sócios desta grande organização.