Coração com Moçambique

Coração com Moçambique

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique, tendo como base a solidariedade, a partilha de língua e o património cultural comum, encontram-se a desenvolver em conjunto o programa “Coração com Moçambique”.
Este projeto partiu do desafio para a participação da SPC no programa da World Heart FederationColours to Save Hearts”, que visa a erradicação da doença cardíaca reumática no mundo.

“Coração com Moçambique” 2025

A edição deste ano, coordenada pelo Prof. Victor Gil, iniciou-se com uma formação online semanal, focada em conceitos de ecocardiografia predominantemente aplicados à epidemiologia local.


Com a colaboração da Prof.ª Olga Mocumbi e sob coordenação do Prof. António Pires, o curso contou com a participação de vários cardiologistas e cardiologistas pediátricos: Dr.ª Ana Filipa Amador, Dr.ª Bebiana Faria, Dr. Diogo Ferreira, Dr.ª Joana Correia, Dr. Jorge Moreira, Dr. Rui Plácido e Dr.ª Vanda Neto.

No dia 27 de junho, os voluntários Dr.ª Bebiana Faria, Dr.ª Ana Filipa Amador, Prof. António Pires, Dr. Diogo Ferreira, Dr. Jorge Moreira e Dr. Rui Plácido juntaram-se ao colega de Luanda Dr. José Ricardo para a missão no terreno, realizada na periferia de Maputo.

Ao longo de duas semanas, a equipa dividiu-se por várias frentes: realizou rastreios cardiovasculares na Escola Marracuene, apoiou as clínicas da Universidade Eduardo Mondlane, promoveu sessões científicas no Hospital de Matola e facilitou a realização de exames no Hospital Central de Maputo, incluindo a concretização do primeiro ETE (ecocardiograma transesofágico) naquele hospital.

A edição de 2025 ficou marcada pela partilha de conhecimento, capacitação de profissionais de saúde e cooperação institucional entre a SPC e a Universidade Eduardo Mondlane, contribuindo para uma resposta mais robusta às doenças cardiovasculares em Moçambique.

O que podemos aprender da experiência brasileira?

Equipa que se deslocou:

Alexandra Briosa, Ana Rita Rocha, Gonçalo Cunha, Gustavo Pires de Morais, Inês Oliveira, Mariana Ribeiro da Silva, Pedro Azevedo, Teresa Mota
Cardiologia Pediátrica: Isabel Graça Sílvia Gomes