Coração com Moçambique

Coração com Moçambique

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique, tendo como base a solidariedade, a partilha de língua e o património cultural comum, encontram-se a desenvolver em conjunto o programa “Coração com Moçambique”. Este projeto partiu do desafio para a participação da SPC no programa da World Heart Federation “Colours to Save Hearts”, que visa a erradicação da doença cardíaca reumática no mundo.

Comissão Organizadora
• Victor Machado Gil (Coordenador – Portugal);
• Ana Olga Mocumbi (Coordenadora – Moçambique);
• Isabel Monteiro;
• Kevin Domingues;
• Fernando Montenegro Sá;
• Mariana Lemos.

Leia aqui a entrevista do Professor Victor Gil ao Jornal "Observador"

Coração com Moçambique

Este programa visa particularmente a colaboração na formação de profissionais de saúde moçambicanos na área cardiovascular. Para tal, vão ser realizadas diversas iniciativas conjuntas, delineadas por elementos da SPC e colegas médicos de Moçambique, de acordo com as necessidades por eles identificadas.

Coração com Moçambique

Este projeto tem o alto patrocínio de S. Exª o Presidente da República Portuguesa e conta com o apoio da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e também do Instituto Camões e da Apifarma

O que podemos aprender da experiência brasileira?

Iniciativas já realizadas:

• Curso de Preparação para o Rastreio de Patologia Cardíaca:
Curso virtual, com foco na ecocardiografia, que decorreu em Maio e Junho de 2023, contando com mais de seis dezenas de participantes locais.

• Missão em Moçambique (1 a 15 Julho de 2023):
11 cardiologistas portugueses (incluindo 3 cardiologistas pediátricas) ajudaram a colocar em prática os conhecimentos partilhados nas sessões teóricas. Nestes 15 dias, os médicos deram formação no terreno a profissionais de saúde moçambicanos, que ficaram capacitados a rastrear as principais cardiopatias que afetam o país. Durante a permanência em Moçambique, em colaboração com dois programas locais, foram rastreados cerca de 2000 grávidas, puérperas, crianças e adolescentes.

Voluntários:

Ana Esteves, Ana Neto, Catarina Brandão, Cláudio Guerreiro, Hélder Santos, Inês Almeida, Luís Morais, Mariana Lemos, Marisa Passos Silva, Sara Fernandes, Sílvia Alvares

Este projeto, com ações a curto, médio e longo prazo, prosseguirá posteriormente com diversas outras atividades clínicas e formativas, com vista a uma melhoria progressiva dos cuidados de saúde cardiovasculares prestados naquele país.