Coração com Moçambique
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique, tendo como base a solidariedade, a partilha de língua e o património cultural comum, encontram-se a desenvolver em conjunto o programa “Coração com Moçambique”. Este projeto partiu do desafio para a participação da SPC no programa da World Heart Federation “Colours to Save Hearts”, que visa a erradicação da doença cardíaca reumática no mundo.
Em 2024 houve 2 iniciativas
• Curso Essencial de Cardiologia para Não Cardiologistas PALOP
Organizado por Fernando Montenegro Sá e Claudio Guerreiro durante o primeiro semestre de 2024 e com a participação de 25 cardiologistas portugueses numa formação para várias dezenas de profissionais de saúde de diferentes países da comunidade PALOP. A formação contou com 12 sessões sobre os diferentes temas da Cardiologia, apresentando avaliação final.
• Missão em Moçambique 2024 (28 junho a 13 julho 2024)
Uma nova equipa de 10 cardiologistas portugueses (incluindo 3 cardiologistas pediátricos) foram para Moçambique para manter e expandir a entrega de conhecimentos das iniciativas anteriores, colaborando ainda no rastreio de patologia cardíaca da população local. Entre Nhamatanda e o Hospital Central de Maputo, foi realizado rastreio ecocardiográfico a cerca de 3 mil crianças de duas escolas de Nhamatanda, além de apoio à atividade clínica e formação ecocardiográfica prática.
O que podemos aprender da experiência brasileira?






Equipa que se deslocou:
Alexandra Briosa, Ana Rita Rocha, Gonçalo Cunha, Gustavo Pires de Morais, Inês Oliveira, Mariana Ribeiro da Silva, Pedro Azevedo, Teresa Mota
Cardiologia Pediátrica: Isabel Graça Sílvia Gomes