
Cardio-Oncologia
- Biologia Celular e Genética Cardiovascular
- Cardiologia Nuclear, Ressonância Magnética e TC Cardíaca
- Cardio-Oncologia
- Cardiopatias Congénitas
- Cirurgia Cardíaca
- Cuidados Intensivos Cardíacos
- Doenças do Miocárdio e do Pericárdio
- Doenças Valvulares
- Ecografia
- Fisiopatologia de Esforço e Reabilitação Cardíaca
- Hipertensão Pulmonar
- Insuficiência Cardíaca
- Risco Cardiovascular
- Saúde Digital
- Trombose e Plaquetas
O GECO realizou um inquérito com o objectivo de conhecer a realidade da Cardio-Oncologia em Portugal. Esta é uma área que tem vindo a crescer em todo o mundo e o nosso País não é excepção. De acordo com os resultados obtidos, existem actualmente 17 centros em 13 cidades com consultas de Cardio-Oncologia e um centro com consulta de Cardio-Oncologia Pediátrica.
- Hospital de Vila Real, CHTMAD;
- Hospital de Santa Maria da Feira, CHEDV;
- Hospital de Vila Nova de Gaia, CHVNGE;
- Hospital Pedro Hispano – Matosinhos;
- Hospital de São João, CHUSJ;
- Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Cardiologia Pediátrica;
- Instituto Português de Oncologia de Coimbra;
- Centro Hospitalar de Leiria;
- Hospital Distrital de Santarém;
- Hospital de Santa Maria, CHULN;
- Centro Hospitalar Lisboa Ocidental;
- Hospital de Santa Marta, CHLC;
- Hospital da Luz Lisboa;
- Hospital dos Lusíadas Lisboa;
- Hospital Beatriz Ângelo;
- Hospital Garcia de Orta;
- Hospital de Setúbal, CHS;
- Centro Hospitalar Barreiro-Montijo.
A dimensão e a estrutura das unidades não é homogénea. Em 10 hospitais existe apenas um médico alocado a esta consulta, sendo que em apenas dois centros existem três. Na maioria das unidades os Cardiologistas dedicam-se também à Imagem Cardiovascular, Insuficiência Cardíaca ou à Cardiologia Clínica. Em três centros existem sub-especialistas de Cardiologia de Intervenção e em um centro, da área da Arritmologia. Em metade dos hospitais, não existem outros profissionais de saúde envolvidos na consulta, sendo que em 6 existe um técnico de Cardio-Pneumologia e em apenas três existe também um enfermeiro.
A maioria dos participantes do inquérito considera que a oferta de formação na área da Cardio-Oncologia em Portugal não é adequada. Os resultados do inquérito mostram que a Cardio-Oncologia em Portugal já tem uma expressão relevante. Gostaríamos que o GECO fosse uma plataforma de ligação entre os profissionais interessados nesta área, de forma a promover formação, colaboração entre centros e desenvolvimento de projectos de investigação.
Estrutura Orgânica
Coordenador:
Júlia Toste
Vogais:
Mariana Paiva
Mariana Saraiva
Documentos úteis
ESC Guidelines Cardio-Oncologia 2022
ESMO Guidelines 2020
ESC Position Paper Biomarcadores 2020
ESC Position Paper Estratificação de risco cardiovascular basal 2020
Documento consenso GECO-APIC
Outros Recursos
HTA CO
JACC Review 2021
Amiloidose
Cardioproteção em CO
Centros de Excelência IC-OS
A International Cardio-Oncology Society (ICOS) é a sociedade científica internacional mais relevante na área da Cardio-Oncologia. Agrega Cardiologistas e Oncologistas de todo o mundo, promove formação regular e produz documentos de consenso em parceria com outras instituições – destacando-se as recentes guidelines conjuntas com a ESC. É também a única entidade com processo de Certificação nesta área, para Médicos e de Centros de Excelência.
Na ICOS cada país está representado por um chapter. O GECO criou recentemente o Chapter de Portugal. Desta forma será possível uma maior cooperação internacional, acesso a formação específica e a participação em projectos de investigação. Inscreva-se no Chapter de Portugal da ICOS, beneficiando de uma tarifa especialmente dedicada, muito inferior à padrão. (selecionar o chapter Portugal no final do processo de inscrição para obter o desconto)

Centros de Excelência IC-OS
Em Portugal já existem dois centros de Cardio-Oncologia certificados como centros de excelência pela IC-OS. O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria foi distinguido como centro “Gold” e o Hospital Distrital de Santarém como centro “Silver”. Esperamos que este número possa continuar a crescer!
Webinar Casos Clínicos Desafiantes em Cardio-Oncologia
Em Portugal já existem dois centros de Cardio-Oncologia certificados como centros de excelência pela IC-OS. O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria foi distinguido como centro “Gold” e o Hospital Distrital de Santarém como centro “Silver”. Esperamos que este número possa continuar a crescer!
Adira ao Grupo de Estudos de Cardio-Oncologia
Envie um email para:
secretariado@spc.pt
Contacte-nos:
geco@spc.pt
Links úteis: