Registo Nacional da
ATTR-CM não-Val30Met

Registo Nacional da ATTR-CM não-Val30Met

A amiloidose cardíaca por deposição de transtirretina (ATTR-CM) é uma doença subdiagnosticada, mas para a qual têm surgido novas opções terapêuticas que demonstraram melhorar o seu prognóstico.

Portugal foi pioneiro na descrição da semiologia e da história natural da Paramiloidose, sendo muito valioso e meritório o trabalho desenvolvido em Portugal sobre a amiloidose ATTR causada pela mutação Val30Met.

Contudo, muito pouco se sabe sobre a epidemiologia, o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico em Portugal de outras formas de amiloidose por deposição de transtirretina, como sejam a amiloidose cardíaca por deposição de transtirretina wild-type e a amiloidose cardíaca hereditária causada por outras mutações do gene TTR (mutações não-Val30Met).

Por estes motivos, o Grupo de Estudos das Doenças do Miocárdio e Pericárdio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia criou o Registo Nacional de ATTR-CM não-Val30Met.

Contamos com a colaboração de todos os investigadores para conhecermos a realidade nacional da ATTR-CM não-Val30Met e esperamos que este registo contribua para melhorar o conhecimento científico nesta área!

Comissão Coordenadora
O que podemos aprender da experiência brasileira?
Foto
Olga Azevedo
Foto
Nuno Marques
Foto
Dina Bento
Foto
Ana Rita Almeida
Foto
Nuno Cardim
Foto
Dulce Brito