Reunião anual do Grupo de Estudo de Doenças do Miocárdio e Pericárdio

A reunião do GEDMP decorreu no passado dia 8 e 9 de março na Praia D´El Rey, em Óbidos, com os cursos pré-reunião a 6 e 7 de março.
Este evento contou com a participação de experts, nacionais e internacionais, na área das miocardiopatias, e com mais de 150 participantes, o que permitiu que o mesmo fosse o sucesso ao qual já nos habituou!
No curso de Amiloidose Cardíaca (6 março) foi feita uma abordagem global desta patologia, desde a sua definição, etiologia, diagnóstico, manifestações clínicas, exames complementares, bem como relativamente às opções terapêuticas disponíveis, terminando o mesmo com uma sessão prática onde foram apresentados casos clínicos e feita a discussão geral, envolvendo todos os participantes.
No curso de Miocardiopatia Hipertrófica Obstrutiva (7 março) foi igualmente feita uma abordagem transversal desta patologia, com inclusão de temas relativos ao diagnóstico e papel dos exames complementares, bem como relativamente às diferentes opções terapêuticas disponíveis atualmente.
Após o término do curso decorreu a Reunião dos investigadores do Registo Nacional ATTR-CM não-Val30Met, sendo abordados, entre outros, os principais objetivos e a plataforma de registo dos dados, com a discussão final a envolver todos os investigadores presentes, para esclarecimento de questões.
O primeiro dia da Reunião contou com mesas redondas no âmbito das seguintes temáticas: “Guidelines Europeias das Miocardiopatias – impacto na prática clínica”; “Amiloidose cardíaca e questões por responder”; “Relação genótipo/fenótipo – quando a genética tem valor acrescentado”. Contamos ainda com a conferência “Mavacamten na prática clínica – para que doentes?”, tendo como palestrante o Professor Mattia Zampieri (Universidade Careggi, Florença, Itália). Durante este dia foram ainda apresentados dois simpósios da indústria, sobre a temática do tratamento na doença de Fabry: o simpósio “Doença de Fabry – novo tratamento: a diferença está na peguilação?” e o simpósio “Galafold, 5 anos de evidência”.
Foi ainda feita a apresentação das Recomendações Nacionais para a Miocardiopatia ATTR, as quais se encontram em processo de finalização de redação, com a publicação prevista em Setembro.
No segundo dia da Reunião decorreram as mesas redondas “Guidelines de Miocardiopatias 2023 – hot topics e controvérsias” e a “Mesa conjunta do GEDMP e GECNRMTC – Imagem nas Miocardiopatias”.
Em ambos os dias foram apresentados casos clínicos, previamente submetidos como abstract, existindo ainda uma sessão para casos sem diagnóstico, bem como a exposição dos casos aceites para poster.
A Reunião terminou com a palestra “Percurso das miocardiopatias em Portugal: dificuldades, conquistas e perspetivas futuras”, que permitiu fazer uma reflexão do caminho percorrido, com menção aos principais marcos nas miocardiopatias em Portugal, bem como a todos aqueles que têm tido um papel ativo e fulcral nesta área e, assim, muito contribuído para o conhecimento e divulgação da mesma, nacional e internacionalmente.
No encerramento da Reunião foram entregues os prémios para os melhores casos clínicos e anunciados os vencedores da primeira edição da Bolsa em Miocardiopatias!
Mas as surpresas não terminaram aqui… Após uma Reunião cheia, com dois cursos prévios, finalizámos a mesma com uma sentida homenagem à Prof. Dra. Olga Azevedo, não só pelo seu inestimável contributo para o GEDMP, mas também pelo papel exímio, diferenciador e marcante que tem desempenhado no âmbito das miocardiopatias, quer nacional quer internacionalmente, com a recente distinção do Centro de Referência das Doenças Lisossomais de Sobrecarga do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, como o melhor Centro Europeu de Doenças Raras. Para esta homenagem contámos com o Dr. Delfim Rodrigues, atual responsável pela Hospitalização Domiciliária no Ministério da Saúde, e com um vasto curriculum na área da Direção Geral da Saúde e na Direção Hospitalar.
Foi, assim, uma Reunião muito produtiva e enriquecedora, que tocou os principais temas e novidades na área das miocardiopatias, alvo de crescimento exponencial nos últimos anos, mas também uma Reunião muito especial, que primou pela proximidade e partilha entre pares, e onde foi possível rever colegas e amigos, com a concretização do que nos parece fundamental em qualquer área da vida: o reconhecimento do que se faz bem e “com o coração” ;neste caso, com o objetivo do melhor para o Doente!
Para o ano esperamos por todos os que queiram repetir mais uma experiência inesquecível, desta vez nos Açores – Ponta Delgada!

 

Ouça aqui o podcast com os highlights sobre a reunião e

Veja também algumas fotos do evento.

PARTILHAR

Facebook
Twitter
LinkedIn
Procurar

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site