Serviços de cardiologia Unidade local saúde do alto ave

Unidade Local de Saúde
do Alto Ave

Quais os pontos fortes do serviço?

Nós. Cada um e o todo. O que criamos.
A Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular, dotada de instalações novas e amplas e equipamentos topo de gama, capacitada para atos diagnósticos e terapêuticos de Arritmologia e Hemodinâmica.

A Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos completamente renovada e equipada, com profissionais altamente habilitados. O Laboratório de Ecocardiografia dotado de profissionais experientes e equipamentos capacitados para as várias modalidades de Ecocardiografia 2D e 3D.

A Consulta de Miocardiopatias de referência a nível nacional.

Quais os projetos em curso que mais diferenciam o Serviço dos restantes?

A Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular, completamente equipada, possibilitando a realização de exames diagnósticos e terapêuticos de crescente complexidade de Arritmologia e Hemodinâmica.

A consulta de Miocardiopatias e o papel relevante que o Serviço assume no Centro de Referência Europeu de Doenças Lisossomais de Sobrecarga um dos maiores centros mundiais nesta área.

A constante aposta na investigação, sendo um dos serviços “top recruiters” em ensaios clínicos a nível nacional.
A colaboração no ensino dos alunos da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Unidade local saúde do alto ave
Unidade local saúde do alto ave
Quais as principais dificuldades do dia-a-dia?

Somos um Serviço inovador e dinâmico, em crescimento ativo, que precisa de mais recursos humanos para poder prestar cuidados a um cada vez maior número de doentes que nos procura, quer no âmbito da consulta, quer de exames de diagnóstico.

A dificuldade de integração dos internos de Cardiologia após obtenção da especialidade e a tradicional “centralização” desproporcional dos recursos vai colocando obstáculos à qualidade e equidade de acesso aos cuidados de saúde, só ultrapassáveis através da luta incansável e compromisso dos profissionais em prol do bem estar dos doentes.

Quais os planos para o futuro?
O que podemos aprender da experiência brasileira?

Promover a contínua evolução e diferenciação do Serviço, apostando na formação e expertise dos seus profissionais e na renovação e melhoria da qualidade dos seus equipamentos e infra-estruturas.

Definimos como metas estratégicas de desenvolvimento do Serviço a curto prazo a aquisição de equipamento de RM Cardíaca, a criação de uma Unidade de Insuficiência Cardíaca e a implementação da Reabilitação Cardíaca.

Esperamos com a concretização destes objetivos continuar a providenciar cuidados de saúde de excelência aos nossos doentes.